Home
Sea Turtles
Visitors
Student
Communities
Press

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Read more

Newsletter Release

Novos espaços temáticos no Tamar Ubatuba informam sobre conservação

31/03/2014 - O espaço do Lixo no Mar informa sobre uma das grandes ameaças às tartarugas e o espaço da Juçara mostra a beleza e a utilidade da palmeira. Leia mais. ↓

O que encontramos dentro de uma tartaruga marinha.

Novos espaços temáticos foram inaugurados no Tamar Ubatuba/SP. O espaço do Lixo no Mar (28/03/2014) traz importantes reflexões sobre a poluição marinha, uma das grandes ameaças às tartarugas e aos oceanos. O espaço da Juçara, em parceria com o IPEMA (21/02/2014), informa e conscientiza sobre a palmeira Juçara, espécie em extinção, nativa da Mata Atlântica. Em 2013, o espaço da pesca foi criado para mostrar curiosidades, características e importantes informações sobre a pesca na região de Ubatuba/SP. Entre outras atividades, as equipes capacitam professores no Centro de Visitantes e contribuem com a construção de estratégias de uso pedagógico destes espaços.

Lixo no Mar - O novo espaço sobre o lixo no mar tem como objetivo sensibilizar, informar e envolver os visitantes no cuidado com o lixo. "Embora seja um tema recorrente quando falamos em meio ambiente, o lixo é ainda um grande desafio para nossa civilização, pois requer uma mudança profunda nos padrões de consumo e produção, além da necessidade da responsabilidade compartilhada na destinação dos resíduos", explica a coordenadora de Educação Ambiental do Tamar Ubatuba, Maria Luiza Camargo. O espaço foi criado com uma proposta lúdica e interativa, como o ‘Túnel da barriga da Tartaruga’ e o ‘Lixômetro’, que demonstram a quantidade de lixo que as tartarugas ingerem no mar; e um painel feito de tampinhas e aro de bicicleta, que mostra a origem dos produtos consumidos diariamente por nós. Também propõe aos visitantes formas de contribuir direta e positivamente com a redução do problema. 

Capacitação de educadores - Educadores receberam uma capacitação para uso dos espaçoes temáticos, durante o evento de inauguração do espaço Lixo no Mar. O Tamar Ubatuba recebe mais de 1.000 professores, anualmente, que acompanham mais de 9.000 estudantes. Participaram 25 profissionais, entre professores, diretores e coordenadores pedagógicos. A Secretaria Municipal de Educação de Ubatuba apoiou a iniciativa. O espaço do Lixo no Mar integra o projeto ‘Aprendendo a Cuidar do Mar com as Tartarugas Marinhas’, aprovado no Edital 2013 da Tam Linhas Aéreas S/A, na categoria de conservação da biodiversidade. 

Juçara - O Projeto Juçara, realizado pelo Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica (IPEMA) e financiado pelo Programa Petrobras Ambiental, agora tem um espaço especial no Tamar Ubatuba. A palmeira Juçara, assim como a tartaruga marinha, é ameaçada de extinção. O Tamar apoia o Projeto Juçara, que desde 2005, trabalha com as comunidades da região, capacitando-as para o manejo sustentável da palmeira Juçara.

Pesca - Um caprichado rancho com paredes de taipa, painéis, maquetes das pescarias, materiais, canoa e um barco de verdade convidam o visitante a embracar em uma viagem pelo universo da proteção das tartarugas marinhas e das ações de mitigação dos impactos da captura incidental desses animais na pesca costeira. Saiba mais.

 

Turtle Verde ou Aruanã

-

Visitors Center

More information - View previous information