Home
Sea Turtles
Visitors
Student
Communities
Press

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Read more

Newsletter Release

Estudos sobre tartarugas no Atlântico Ocidental aproximam pesquisadores

29/11/2013 - Guiana, Suriname, Guiana Francesa e Brasil fazem acordo para proteger as tartarugas marinhas. ↓

Um dos grupos de trabalho

O Projeto Tamar participou de uma conferência organizada pelo WWF Guianas, na capital do Suriname (29-30/10). O evento contou com a participação de mais de 30 pessoas, atores governamentais e não-governamentais ligados à conservação das tartarugas marinhas na Guiana, Suriname, Guiana Francesa e no Brasil. O Tamar foi convidado a compartilhar sua experiência de 33 anos na conservação das tartarugas marinhas.

Entre os destaques, a padronização da coleta de dados realizada no Brasil, referência internacional, pois permite a comparação de resultados em diferentes áreas, a longo prazo. Dois grupos de trabalho foram organizados para desenvolver o tema 'Planejamento espacial marinho e envolvimento comunitário em projetos de conservação de tartarugas marinhas', como conta o coordenador do Tamar no RN e PE, Armando J. B. Santos, que representou o Projeto na conferência. Outros temas também foram abordados nos grupos de trabalho: Protocolo Comum de Coleta de Dados em Áreas de Desova; Monitoramento e Mitigação de Impactos Causados pela Captura Incidental na Pesca; Cumprimento da Legislação e Compartilhamento dos Dados.

Os quatro países vão compartilhar anualmente dados gerais, como número de ninhos por espécie e áreas monitoradas. De acordo com a coordenadora de pesquisa e conservação do Tamar, Neca Marcovaldi, é esperado que este acordo ajude a desenvolver uma visão mais integrada para assuntos estratégicos ligados a conservação das tartarugas marinhas no Atlantico Ocidental. Esses animais são migratórios por natureza e exigem análises macro que transponham as fronteiras das unidades geopolíticas.

Turtle Oliva

-

Visitors Center

More information - View previous information