pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR FLORIANÓPOLIS - SC

Florianópolis - Centro de Visitantes

Florianópolis - Centro de Visitantes

Florianópolis - Centro de Visitantes

Florianópolis - Centro de Visitantes

Show de Lenine no palco do Tamar de Barra da Lagoa

Florianópolis - Centro de Visitantes

Florianópolis - Centro de Visitantes

Florianópolis - Centro de Visitantes

Florianópolis - Centro de Visitantes

Florianópolis - Centro de Visitantes

Florianópolis - Centro de Visitantes

  • ex
  • ex
  • ex
  • ex
  • ex
  • ex
  • ex
  • ex
  • ex
  • ex
  • ex

Rua Professor Ademir Francisco s/n, Barra da Lagoa
Tel: (48) 3236-2015
E-mail: tamarsul@tamar.org.br 

Horário de Funcionamento:

Quarta a segunda das 10h às 17h

Valor dos Ingressos:

Inteira – R$36,00
Meia-entrada – R$ 18,00 (idosos acima de 60 anos, estudantes, professores, ID Jovem, crianças a partir de 6 anos, doadores com comprovante, pessoas com deficiência e seu acompanhante)

Gratuidades – Crianças de até 5 anos e moradores da Barra da Lagoa com comprovante

Compre seu ingresso aqui.

“Biólogo por um dia” mediante agendamento (clique no link abaixo):
bit.ly/tamarfloripa

O Sul do Brasil é um importante local de alimentação de tartarugas marinhas, principalmente nas fases juvenis. Suas areias frias não propiciam um bom local para reprodução, por isso é raro ocorrer eventos de desova de tartarugas nessa região.

Em 2005 foi criada a base da Fundação Projeto Tamar de Florianópolis para dar suporte às atividades realizadas na região sul, que tem como foco a mitigação do impacto da pesca sobre as tartarugas marinhas. O Centro de Visitantes foi inaugurado no mesmo ano com o objetivo de sensibilização e conscientização ambiental através da visitação de turistas, grupos e escolas.

O espaço fica na Praia da Barra da Lagoa, a 50 metros do mar, em uma área de 5.000 m2 onde toda a estrutura é totalmente adequada ao uso por cadeirantes e para visitação em dias de chuva.

O Centro de Visitantes é cadastrado no IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) e recebe cerca de 200 mil pessoas por ano, junto com o Museu do Projeto Tamar de Praia do Forte está entre os 5 museus mais visitados do Brasil em suas respectivas regiões. Recebe milhares de visitantes e alunos por ano, comprovando sua eficácia como ferramenta de educação ambiental e sua importância no âmbito social.

Atrações

  • TANQUES E AQUÁRIOS
  • ESPAÇOS TEMÁTICOS
  • BIÓLOGO POR UM DIA
  • LOJA FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR
  • ESPAÇO INFANTIL
  • ESPAÇO CULTURAL
  • ATIVIDADES INTERATIVAS
  • VISITAS ORIENTADAS
  • RETORNOS DE TARTARUGA AO MAR

São cinco tanques com quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas encontradas no litoral brasileiro em diferentes estágios de vida: tartaruga verde, tartaruga cabeçuda, tartaruga oliva e de pente. Temos ainda uma piscina e um aquário com animais da região. 

O Centro de Visitantes do Projeto Tamar Florianópoils conta com: exposição permanente com painéis explicativos que apresentam o ciclo de vida, importância ecológica e as principais ameaças à sobrevivência das tartarugas marinhas, trabalho de proteção e pesquisa, valorização cultural e inclusão social realizado nas comunidades costeiras; réplicas em tamanho real das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil; sala de vídeo com capacidade para 50 pessoas; Espaço do Saber com esqueletos, cascos , réplica de ninho de tartaruga e filhotes conservados em formol. Há também espaço para exposições fotográficas de artistas ou instituições parceiras do Projeto Tamar e área para exibição de vídeos de cunho ambiental e cultural.

Este programa possibilita que o visitante tenha a inesquecível experiência de conhecer e acompanhar o trabalho que a Fundação Projeto Tamar desenvolve para a proteção das tartarugas marinhas. Crianças e adultos de todas as idades, acompanhados por um monitor, podem acompanhar de perto as ações de educação ambiental realizadas no centro de visitantes além de conhecer os bastidores do trabalho de manejo e cuidado com as tartarugas marinhas, preparo e alimentação dos animais.

O programa Biólogo por um dia é oferecido em dois formatos: apenas para o público infantil e para todas as idades. No formato infantil as crianças ganham um Kit Biólogo por um dia e as experiências são mais lúdicas. Acontecem durante uma manhã ou tarde inteira. Nele são formados grupos pequenos de até 6 crianças, com até 12 anos.

O Biólogo por um dia no formato família é destinado a pessoas de todas as idades. São formados grupos de até 10 participantes e tem duração de cerca de 1h30.

Para agendamento e mais informações clique no link abaixo:
bit.ly/tamarfloripa

A loja de produtos Tamar é mais uma oportunidade para contribuir com o trabalho de pesquisa e conservação das tartarugas marinhas. São comercializados produtos confeccionados no Brasil, principalmente o material produzido pelas confecções da Fundação Projeto Tamar nas localidades de Regência/ES e Pirambu/SE e também pelos grupos de artesanato apoiados. A renda obtida é integralmente aplicada nas atividades desenvolvidas: proteção e pesquisa, sensibilização e educação ambiental, geração de emprego e renda, inclusão social e envolvimento comunitário. 

Espaço destinado à recreação das crianças, com recortes de animais marinhos para serem coloridos, vídeos e livros infantis com temas da conservação dos oceanos.

Espaço destinado a apresentações musicais, teatrais e artísticas em geral, demonstrando que o tema da conservação da natureza também está intimamente conectado com a arte. No local são ministradas aulas de capoeira gratuitas para a comunidade, além de shows nacionais e outros eventos. É um espaço aberto para apresentação de projetos parceiros e de artistas ligados à causa e que tenham interesse em divulgar seu trabalho aos nossos visitantes. Pelo palco de Florianópolis já passaram artistas como Lenine, Milton Nascimento, Stanley Jordan, João Donato, Dazaranha entre outros.

Neste local também há um extenso gramado com réplicas dos personagens da Galera da Praia, disponível para piqueniques e recreação.

Uma vez ao mês é realizado neste espaço o Domingo no Tamar, um evento que conta com atividades infantis e apresentações culturais, como boi de mamão e capoeira, exposição de projetos de conservação que atuam na região, além de apresentações musicais de bandas e grupos locais. Para mais informações sobre os dias de evento acompanhe nossas redes sociais do ou ligue para (48) 3236-2015. 

Em alguns horários do dia são realizadas atividades mediadas pela equipe monitores, que proporcionam maior interação dos visitantes com as tartarugas marinhas, sempre garantindo o devido distanciamento e segurança para ambos. As atividades interativas permitem ao visitante conhecer mais sobre o trabalho de pesquisa e conservação do Projeto Tamar, aprender sobre as tartarugas e toda a vida marinha.

As 10:30 é realizada uma Atividade de Enriquecimento Ambiental, as 12:30 temos a Horta da Tartaruga e as 15:30 a Alimentação das Tartarugas.

Nesta atividade os visitantes percorrem todo o trajeto acompanhados por um monitor, que explica detalhes sobre a biologia e ciclo de vida das tartarugas marinhas, ameaças e impactos, além da história e o trabalho de pesquisa e conservação realizado pelo Projeto Tamar.

As placas informativas e demarcações de sentido ao longo de todo o roteiro permitem que a visita também possa ser autoguiada. Além disso, baixando o aplicativo do Projeto Tamar é possível ler ou ouvir explicações nos pontos sinalizados.

Temos uma Visita Orientada as 11:30. Você também pode acompanhar a Alimentação das Tartarugas as 15:30.

Para atendimento de grupos, escolas e instituições é necessário agendamento prévio via telefone (48) 3236-2015.

O Projeto Tamar de Florianópolis também atua na reabilitação de tartarugas marinhas encontradas encalhadas ou debilitadas em todo o litoral de Santa Catarina. Quando recuperadas e após alta veterinária estas são devolvidas ao mar. É um momento incrível, que eventualmente pode ser acompanhado pelo público, quando representa uma importante ferramenta de sensibilização ambiental. Toda a atividade é mediada por um monitor que explica sobre o caso do animal, assim como as ameaças das ações humanas sob as tartarugas.

Para saber maiores informações a respeito dos dias em que há previsão de retorno de tartaruga ao mar acompanhe as redes sociais do Projeto Tamar ou ligue para (48) 3236-2015. 

Como chegar

Petrobras